Close Menu

Busque por Palavra Chave

Entrevista | Jovem e experiente, Napoleão Bernardes é pré-candidato a deputado estadual

Por: Marcos Schettini
03/06/2022 10:53
Divulgação

Com uma interessante bagagem política, Napoleão Bernardes se aproxima do pleito de outubro de olho em uma cadeira na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Filiado ao PSD, aos 39 anos o ex-prefeito de Blumenau tem Jorge Bornhausen como um dos conselheiros para enfrentar o desafio eleitoral e se diz preparado para representar o Vale do Itajaí no parlamento catarinense.

Em entrevista exclusiva concedida ao jornalista Marcos Schettini, Napoleão apontou que um dos motivos que ensejam sua candidatura é que a região de Blumenau precisa e merece justiça e proporcionalidade na distribuição dos recursos. Com formação em Direito Público, garante que será um advogado na defesa e união pública em prol de um objetivo positivo em comum. Confira:


Marcos Schettini: O que o senhor olha da eleição de 2018? O que sobrou ou ficou daquela disputa?

Napoleão Bernardes: Uma das consequências daquele momento e que perdura até hoje, o que lamento muito, é que num momento de crise como o que vivemos, com a pandemia, a inflação, a perda de renda e o desemprego, por exemplo, os líderes no Brasil tenham perdido a capacidade de se unir em torno de uma agenda prioritária e de emergência comum – e isso vale para os três poderes. O permanente clima de instabilidade e de conflito não faz bem para ninguém. Vou dar um exemplo local, mas que mostra a importância da convergência em momentos de necessidade. O que faz de Blumenau um caso reconhecido de superação em relação às enchentes? A união de todos em favor do mesmo objetivo. O Brasil, em alguns temas, precisa muito disso. Todos remando em prol de um objetivo positivo em comum.

Schettini: Como o senhor avalia o governo de Mário Hildebrandt?

Napoleão: O prefeito Mário, que é um querido amigo, faz uma excelente administração, extremamente realizadora, fruto da sua elevada capacidade de gestão e da incansável dedicação ao trabalho. E me orgulho muito disso. Justamente por estas virtudes o escolhi e o convidei para ser candidato a vice-prefeito na minha reeleição, em 2016. Na época, o nomeei secretário-executivo do Programa de Mobilidade Sustentável de Blumenau, para que, por minha delegação, ele capitaneasse o maior volume de obras da história da cidade, o que fez com muita competência. Blumenau colhe ainda hoje muito do que plantamos lá atrás, fruto de nossa exitosa parceria. Aliás, orgulho-me muito também de Blumenau ter a Maria Regina como vice-prefeita. Profissional talentosa e competente, atuou como secretária da Saúde do primeiro ao último dia dos meus mandatos como prefeito. O prefeito Mário acertou em cheio ao convidá-la para ser sua vice-prefeita.


Schettini: O PSD salvou o mandato e apoiou Carlos Moisés. Por que romperam?

Napoleão: O PSD sempre teve uma posição clara e retilínea: somar em favor de Santa Catarina. O compromisso sempre foi com a governabilidade e não com a reeleição. O PSD contribuiu muito com o Estado, através da destacada e positiva atuação da sua competente e experiente bancada de deputados estaduais na Assembleia Legislativa, da bancada federal, buscando abrir portas em Brasília, e também com a valorosa contribuição de Eron Giordani, um dos maiores talentos da gestão pública e política catarinense, à frente da Casa Civil.

Schettini: O senhor vai a deputado estadual. Por quê?

Napoleão: Estou trabalhando com muita força e vigor para ter a honrosa oportunidade de representar os catarinenses na Assembleia Legislativa. A experiência de ter sido vereador e duas vezes prefeito, além da formação jurídica voltada para a área do Direito Público, tanto na especialização quanto no Mestrado e no Doutorado, me dão muita segurança para atuar como embaixador e advogado de defesa das causas estratégicas ao desenvolvimento do Estado. Pretendo atuar de forma realmente estadualizada, para contribuir e somar de forma maiúscula para alavancar o desenvolvimento de Santa Catarina e de todas as suas regiões e municípios.


Schettini: O que a região de Blumenau busca?

Napoleão: Justiça e proporcionalidade no direcionamento dos investimentos estaduais e federais. O Vale do Itajaí é a região mais populosa de Santa Catarina e tem o maior PIB do Estado. Blumenau e o Vale Europeu não querem nada a mais que ninguém. Mas nada a menos também. O que a região precisa, quer e merece é justiça e proporcionalidade na distribuição dos recursos públicos, causa pela qual vou lutar arduamente como deputado estadual, se eleito for. Serei um embaixador e advogado de defesa desta justa demanda.


Semasa Itajaí
São José - Maio
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro